Equipe do PRIMEIRO JORNAL

Equipe do PRIMEIRO JORNAL
Valci,Luciana, Ramon, Cristiane e Heron

sábado, 27 de fevereiro de 2010

BUGRES E QUADRICICLOS NAS PRAIAS :PERIGOS, SUSTOS, AGRESSÃO AMBIENTAL

Até o início de 70 era comum , até mesmo em praias como Porto da Barra, Pituba, Piatã, só para citar estas três, a prática de alguns esportes em suas areias como frescobol, vôlei, futebol. A partir do meado da década de 70, com o aumento da população urbana, tais esportes ficaram limitados a determinadas áreas em função dos incômodos e perigos causados aos banhistas.

Mesmo após a proibição, era comum a Policia ter que intervir para alguns esportistas obedecer às proibições . Finalmente, para o bem , notadamente de crianças e idosos, o problema foi solucionado .

Atualmente, a praga são os bugres, quadriciclos e motos que têm apavorado os banhistas em nossas praias, a exemplo da Ilha de Itaparica, segundo noticias que circulam nos sites de ONGs que ali atuam.

Na Linha Verde, em locais como Guarajuba, apesar dos reclamos , das queixas dos moradores e freqüentadores daquelas praias, os “bugreiros “ não lhes têm dado ouvidos nem sossego.

Há coisas, ações, práticas que são interessantes, bonitas, glamourosas em determinandos ambientes, paisagens e épocas mas que em outras são por demais reprováveis.

No estágio atual dos grandes centros urbanos, a exemplo de Salvador, não é normal alguém transitando de cavalo entre os veículos. Se isto acontecer, os dois estarão se expondo a perigos, sem contabilizar outros inconvenientes.

Fumar em ambientes fechados como lojas, shoppings, além de proibido legalmente, revela uma falta de educação e de respeito ao outro por parte do fumante.

A situação é mais grave quando motoristas dirigem bugres, quadriciclos e motos em praias movimentadas, agredindo, estressando, assustando banhistas em seu merecido momento de lazer.

Evidente que alguns dirigem com mais cuidados, respeito. Mas ao liberar para estes, estar-se-á criando oportunidades também para os agressivos. Alguns fazem das areias das praias verdadeiras pistas de treino para corridas.

Para afastar os babas e frescobol das nossas praias, houve necessidade da atuação policial. Está, assim, já passando da hora , do órgãos públicos competentes proibir a pratica do uso de tais veículos em nossas praias, ainda mais que eles provocam bem mais perigo do que uma bola de futebol ou de frescobol.


Alguns usuários de bugres , quadriciclos e motos, ao serem abordados por populares, afirmam que não há proibição legal para seu uso. Ainda que não haja proibição expressa de algum texto legal, é dever do Estado utilizar-se do legitimo poder de polícia, instituto jurídico que o obriga a atuar em todas as situações de perigo a pessoas , animais, bens públicos; ainda mais que muitas destas praias são locais escolhidos por animais, como a tartaruga marinha, para reprodução.

Como, lamentavelmente ,alguns só tomam consciência dos perigos após tragédias ou ações policiais, vamos esperar que os órgãos públicos afastem bugres, quadriciclos, motos e outros veículos motorizados das nossas praias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário